Brincar também é aprender a compartilhar

Para muitas brincadeiras e jogos, é necessário mais de uma pessoa para brincar ou jogar. Isso quer dizer dividir momentos, locais e até mesmo os brinquedos. Essas experiências são fundamentais para o desenvolvimento do convívio social e interação com outras crianças.

Em playgrounds e parques públicos, os brinquedos são compartilhados e cada criança deve esperar sua vez e com isso estimula a participação em grupo e a experiência com as outras crianças.

A chegada de um irmãozinho ou irmãzinha é outro momento importante, em que aprender a compartilhar é necessário. Seja roupas, brinquedos, comida, os momentos e até mesmo os pais. Mas também é uma oportunidade dos pequenos terem experiências de vida que não teriam como filhos únicos.

Muitos brinquedos oferecem a possibilidade de estimular as crianças a compartilharem, como por exemplo, jogos que precisam de dois ou mais jogadores (ex. jogos de tabuleiro, jogo da memória, entre outros). Isso estimula e mostra a importância de compartilhar.

As experiências que as crianças têm na infância, contribuíram para a personalidade do adulto que ele se tornará. Vamos ensinar os pequenos a compartilharem?