Quais foram os primeiros brinquedos da história?
Todo mundo teve um brinquedo especial na infância, o brinquedo favorito. Você teve, seus pais e seus avôs também tiveram. Seja comprado, confeccionado ou até mesmo improvisado (quem nunca transformou um monte de meias em uma bola?!). As crianças têm a criatividade de transformar qualquer objeto em brincadeira. Mas quando surgiram e quais foram os primeiros brinquedos?
As bonecas são brinquedos, segundo registros, desde 40 mil a.C. Sendo confeccionadas de diferentes materiais ao longo da história. As bonecas mais antigas encontradas foram feitas de barro.
Também há milhares de anos, no continente africano, as crianças já brincavam do que hoje conhecemos como bolinha de gude. Não eram bolinhas de vidro como temos hoje, utilizavam sementes, frutas secas e pedras arredondadas.
Um brinquedo simples de ser improvisado é uma bola. Registros de 4500 a.C. mostram que em diferentes partes do mundo, as crianças brincavam com bolas feitas a partir de material encontrado na vegetação ou de animais, como penas de aves.
Com o passar do tempo os brinquedos foram evoluindo, comercializados e ganhando várias outras funções. Hoje, além de diversão, os brinquedos podem ter a função de desenvolvimento para as crianças, despertando a imaginação, o raciocínio lógico, a coordenação motora e muitos outros pontos do desenvolvimento infantil. A cada dia, as empresas trazem maiores benefícios para o desenvolvimento infantil em seus brinquedos.
Atualmente, temos inúmeros brinquedos que colaboram com o desenvolvimento infantil. E com a facilidade de informação, cada vez mais, temos também pais informados e atentos que buscam os melhores brinquedos para seus filhos.