Curiosidades que você não sabia sobre Jogos de Tabuleiro
É incrível imaginar como um simples tabuleiro pode nos levar a batalhas épicas e momentos de muita estratégia. Seja com torpedos tentando afundar os navios adversários, com estratégias de guerra construídas visando a conquista de continentes completos, com estratégias mais lentas e calculistas tentando chegar até o rei ou escolhendo onde investir o dinheiro para gerar mais retorno com os aluguéis, a variedade dos jogos de tabuleiro é muito grande. Com esses jogos e alguns amigos, pouco importa o tempo gasto, essa forma de se pensar e brincar aguça nossa capacidade de raciocínio e gera competições muito divertidas para todas as idades.
Não é de hoje que os jogos de tabuleiro fazem sucesso, os primeiros registros de jogos do tipo datam de mais de cinco mil anos atrás, com regras ainda simples, disputados por duas pessoas. Os jogos são do tipo Mancala, que são jogos de contagem e captura, a etimologia da palavra árabe expressa bem o propósito do jogo: Mover. O tabuleiro do jogo Mancala possui uma série de “casas”, ordenadas em linhas e colunas, que são pequenos vãos, buracos, feitos nesse tabuleiro, onde serão colocadas as pedras, sementes ou peças. Vence aquele que capturar mais sementes, as regras de captura variam para cada tipo de jogo.
No geral, os jogos de tabuleiro são um grande aliado pedagógico, pois levam seus jogadores a pensar nas estratégias do jogo. Claramente, a sorte não é o principal elemento para se vencer um jogo de tabuleiro, mesmo que ela ajude muito. O jogo mais famoso no ocidente é com certeza o Xadrez, tanto que ele é considerado muito além de uma diversão, mas também uma forma de esporte e de ciência. A forma mais famosa de jogar xadrez, com as peças e tabuleiros atuais, nasceu no século XV e desde então segue fazendo sucesso. Desde 1927 existem campeonatos nacionais de xadrez no Brasil, e no mundo esses campeonatos são bem mais antigos, sendo, principalmente na Europa, uma competição que gerava grande destaque social aos seus vencedores, principalmente nos séculos XIX e XX.
Mesmo na era dos brinquedos tecnológicos e jogos eletrônicos, um bom jogo de tabuleiro garante diversão e muito raciocínio para as crianças e adultos. São uma ótima forma de se ajudar as crianças a pensar matematicamente e estrategicamente, sem contar que jogos de tabuleiro, principalmente os mais complexos, podem ser jogados por muitas pessoas ao mesmo tempo, gerando ótimas competições e interações. Existem jogos que também requisitam performances e outras brincadeiras, sendo ideais para aqueles momentos de confraternização com os amigos. Na Playn’joy, você vai encontrar jogos de tabuleiros para todos os gostos, situações e faixas etárias, das estratégias mais complexas e desafios de quebrar a cabeça, até simples jogos para um momento de descanso com as crianças. Já escolheu sua cor? Escolheu seu lado? Então, vamos jogar!