A Importância de Brincar
Primeiramente, o que significa o termo brincar? Segundo o dicionário brincar é “divertir se, recrear-se, distrair-se, folgar” que também pode ser “entreter-se com jogos”, do ponto de vista de alguns teóricos brincar significa desenvolver-se, que é uma das formas mais complexas que a criança tem para se comunicar consigo mesma e com o mundo. Através das brincadeiras, o desenvolvimento acontece, assim desenvolve capacidades importantes como atenção, memória, imitação, imaginação e ainda desenvolve áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Não podemos pensar que as crianças vão se desenvolver com o tempo, pois elas não têm, por si só, instrumentos para trilhar sozinha o caminho do desenvolvimento, o que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências as que forem expostas.
A criança é reconhecida como ser pensante, completa, e cheia de saberes, capaz de vincular sua ação à sua representação de mundo que constitui sua cultura.
É comum ver pais se queixando da falta de tempo para acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, por vários motivos, por exemplo a correria do dia a dia com inúmeras atividades, porém se começarmos a entender que, o que de fato importa, é o tempo de qualidade não necessariamente a quantidade, sendo assim se pudermos otimizar tempo para brincar entendendo o que cada brinquedo propõe, com certeza ajudaremos o desenvolvimento em cada um dos estágios, melhorando assim seu desempenho na vida e na escola.